JUSTIFICATIVA:
Estamos em ano de eleições… Será que os alunos sabem o que fazem aqueles políticos que querem o voto dos eleitores?
Será que também estão preocupados com os problemas do seu país? Da sua escola? Do seu bairro?
Que tal organizar uma eleição para escolher um representante, aquele que irá representar os alunos da escola, no clube, no condomínio, lembrando que os candidatos deverão apresentar suas propostas para, então, se submeterem à eleição? O candidato que demonstrar maior envolvimento com as causas sociais e atividades que desenvolvam o senso de cidadania, provavelmente, será a escolhido.
Desta forma, o voto se faz instrumento de transformação social, onde os eleitos estarão nos representando. Devemos cobrar deles atitudes honestas que beneficiem toda essa sociedade.
Será que seus alunos estão preparados para votar?
Com o desenvolver do projeto as crianças poderão aprender mais sobre a importância do voto e também escolher um candidato para representar seus interesses da sua escola ou dos moradores do seu bairro.
Será que também estão preocupados com os problemas do seu país? Da sua escola? Do seu bairro?
Que tal organizar uma eleição para escolher um representante, aquele que irá representar os alunos da escola, no clube, no condomínio, lembrando que os candidatos deverão apresentar suas propostas para, então, se submeterem à eleição? O candidato que demonstrar maior envolvimento com as causas sociais e atividades que desenvolvam o senso de cidadania, provavelmente, será a escolhido.
Desta forma, o voto se faz instrumento de transformação social, onde os eleitos estarão nos representando. Devemos cobrar deles atitudes honestas que beneficiem toda essa sociedade.
Será que seus alunos estão preparados para votar?
Com o desenvolver do projeto as crianças poderão aprender mais sobre a importância do voto e também escolher um candidato para representar seus interesses da sua escola ou dos moradores do seu bairro.
OBJETIVOS:
- Desenvolver a cidadania;
- Compreender a cidadania como participação social e política;
- Levar os alunos a compreender seus direitos e obrigações;
- Compreender características fundamentais das eleições, construindo a noção de identidade nacional;
- Aprender a questionar a realidade;
- Construir o conceito de: democracia; eleição; deputado (estadual e federal), senador e governador; convenção, comício, assembléia; urna, voto; título de eleitor;
- Identificar os candidatos, seus partidos políticos e siglas.
- Compreender a cidadania como participação social e política;
- Levar os alunos a compreender seus direitos e obrigações;
- Compreender características fundamentais das eleições, construindo a noção de identidade nacional;
- Aprender a questionar a realidade;
- Construir o conceito de: democracia; eleição; deputado (estadual e federal), senador e governador; convenção, comício, assembléia; urna, voto; título de eleitor;
- Identificar os candidatos, seus partidos políticos e siglas.
METODOLOGIA:
- Pesquisar e explicar o processo de eleição do Brasil;
- Analisar propagandas e programas eleitorais;
- Desenvolver um processo de eleição da escola.
- Analisar propagandas e programas eleitorais;
- Desenvolver um processo de eleição da escola.
ATIVIDADES:
Cada dupla ou grupo de alunos deverá:
- Criar um nome e um partido para o seu candidato;
- Criar um logotipo para o partido (não podendo ser de um partido já existente. Deve ser feito à mão livre)
- Explicar quem é esse político e o que ele pretende fazer (uma proposta de governo com sugestões e medidas que poderão ser tomadas para minimizar problemas do País, Estado, Município, Localidade em que moram, e principalmente sugestões concretas de melhorias no ambiente escolar);
- Criar um slogan para a Campanha;
- Detalhar as prioridades do seu governo (ex: saúde, educação, meio ambiente);
- Justificar por que devem votar no seu candidato.
- Criar um nome e um partido para o seu candidato;
- Criar um logotipo para o partido (não podendo ser de um partido já existente. Deve ser feito à mão livre)
- Explicar quem é esse político e o que ele pretende fazer (uma proposta de governo com sugestões e medidas que poderão ser tomadas para minimizar problemas do País, Estado, Município, Localidade em que moram, e principalmente sugestões concretas de melhorias no ambiente escolar);
- Criar um slogan para a Campanha;
- Detalhar as prioridades do seu governo (ex: saúde, educação, meio ambiente);
- Justificar por que devem votar no seu candidato.
PRODUÇÃO FINAL:
- Disponibilizar os candidatos, siglas dos partidos e propostas de cada um deles
- Realizar uma eleição
- Confeccionar título de eleitor;
- Desenvolver charges sobre as eleições;
- Organizar um dia da eleição (mesários, apuradores, local da votação e apuração, horário, fiscal de boca de urna);
- Apurar os votos dos candidatos;
- Divulgar da apuração e realizar uma cerimônia de posse do presidente eleito.
- Realizar uma eleição
- Confeccionar título de eleitor;
- Desenvolver charges sobre as eleições;
- Organizar um dia da eleição (mesários, apuradores, local da votação e apuração, horário, fiscal de boca de urna);
- Apurar os votos dos candidatos;
- Divulgar da apuração e realizar uma cerimônia de posse do presidente eleito.
O que está sendo também trabalhado com este projeto?
- Leitura e escrita informal; Elaboração de discursos; Produção de textos;
- Confecção de cartazes, faixas para a campanha, urnas, botons, Cédula Eleitoral, Título de Eleitor;
- Poluição sonora e visual;
- Número de candidatos, de eleitores e de vagas; horários dos programas; datas e horários das eleições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário